Endocrinologia
A endocrinologia é a especialidade médica que atua para cuidar da saúde do sistema endócrino do corpo humano. O sistema endócrino é composto por glândulas que produzem hormônios, substâncias químicas que regulam diversas funções do organismo, como crescimento, desenvolvimento, reprodução, metabolismo, humor e sono. Já o metabolismo é o conjunto de processos químicos que ocorrem no corpo para transformar os alimentos em energia e utilizar essa energia para manter as funções vitais.
Doenças endócrinas e metabólicas mais comuns
As doenças endócrinas e metabólicas são um grupo diversificado de condições que afetam o funcionamento das glândulas endócrinas e/ou o metabolismo do corpo. Algumas das doenças mais comuns incluem:
Diabetes: é um distúrbio metabólico crônico caracterizado pelo aumento da glicose no sangue (hiperglicemia). Existem dois tipos principais de diabetes: o tipo 1, em que o corpo não produz insulina (hormônio que controla a glicose no sangue), e o tipo 2, em que o corpo não utiliza a insulina de forma eficaz.
Doenças da tireoide: a tireoide é uma glândula que produz hormônios que controlam o metabolismo. As doenças da tireoide podem causar hipotireoidismo (produção insuficiente de hormônios) ou hipertireoidismo (produção excessiva de hormônios), levando a sintomas como fadiga, ganho ou perda de peso, alterações de humor e problemas cardíacos.
Obesidade: é uma doença crônica caracterizada pelo excesso de gordura corporal, que pode levar a diversos problemas de saúde, como diabetes, doenças cardiovasculares, hipertensão e alguns tipos de câncer.
Doenças das glândulas adrenais: as glândulas adrenais produzem hormônios como cortisol e adrenalina. As doenças das adrenais podem causar desde sintomas leves até condições mais graves, como a doença de Cushing (excesso de cortisol) e a doença de Addison (deficiência de cortisol).
Doenças da hipófise: a hipófise é uma glândula que controla a produção de outros hormônios. As doenças da hipófise podem afetar o crescimento, a reprodução e outras funções do organismo.
Osteoporose: é uma doença que enfraquece os ossos, tornando-os mais propensos a fraturas. A osteoporose é mais comum em mulheres 1 após a menopausa, mas também pode afetar homens e pessoas mais jovens.
A importância da Endocrinologia
A endocrinologia desempenha um papel fundamental na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças que afetam o sistema endócrino. Os endocrinologistas são médicos especializados que possuem o conhecimento e as ferramentas necessárias para identificar as causas das doenças, avaliar o impacto no organismo e indicar o tratamento mais adequado para cada caso.
Quando procurar um endocrinologista e metabologista
É recomendado procurar um endocrinologista e metabologista caso você apresente algum dos seguintes sintomas:
- Alterações de peso (ganho ou perda de peso inexplicável)
- Fadiga excessiva
- Alterações de humor
- Problemas de sono
- Alterações na pele ou nos cabelos
- Intolerância ao calor ou ao frio
- Sudorese excessiva
- Sede excessiva
- Aumento da frequência urinária
- Alterações menstruais
- Dificuldade para engravidar
- Diminuição da libido
- Osteoporose ou fraturas frequentes
- Diabetes ou histórico familiar de diabetes
- Doenças da tireoide ou histórico familiar de doenças da tireoide
- Obesidade ou dificuldade para emagrecer
Além disso, é importante fazer um acompanhamento regular com um endocrinologista caso você tenha alguma doença crônica, como diabetes, doenças da tireoide ou obesidade, para monitorar a progressão da doença e ajustar o tratamento, se necessário.
Consulte com nossos especialistas

Endocrinologia CRM-SP 192.474 | RQE 111.905
Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP)
Endocrinologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP da FMRP-USP)